top of page
Faça o vídeo institucional da sua empres

Histórico acadêmico e profissional

Dedicação, comprometimento e experiência

Sobre: Currículo
internacional.jpg

     Meu nome é Luciana de Souza Leão, sou natural de Florianópolis. Na capital morei até os meus três anos de idade, depois segui com meus pais para a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Aos cinco anos vim morar em Itajaí.  Na cidade realizei todos os meus estudos, inclusive a faculdade de Jornalismo, que conclui em julho de 2003, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

     Desde criança gostava de falar para as câmeras. Várias vezes eu improvisava alguns objetos e os transformava em câmera, microfone e, assim, criava minhas histórias/reportagens. Certa vez, nem sei por qual motivo, uma amiga da minha mãe deixou uma câmera VHS lá em casa. Enquanto o equipamento ficou conosco, pedi a minha mãe que comprasse uma fita e, então, consegui “profissionalizar” as minhas gravações.



Quando adolescente, sempre assistia aos telejornais, em especial ao Jornal Nacional. Nas férias, sempre acompanhava o noticiário na companhia da minha avó e depois sempre gostava de ouvir os comentários dela... Tudo isso só foi reafirmando, cada vez mais, que eu estava no caminho certo para o meu grande sonho, o de ser JORNALISTA.


Em 1999 ingressei na faculdade de jornalismo já pensando no telejornalismo, como minha área de atuação. Durante dois anos fiz estágio na TV Univali, que foi um grande laboratório para mim. Depois de formada, em 2004, participei de um concurso para a mesma emissora e lá fiquei trabalhando pelo período de um ano. Em 2005 senti que estava na hora de ir adiante. Enviei meu currículo para a RBSTV de Blumenau, fui chamada para uma entrevista e depois de uns testes, lá estava eu, trabalhando na emissora afiliada da Rede Globo, em Santa Catarina.


Na RBSTV trabalhei por um período de quase 10 anos, passando pelas seguintes cidades: Blumenau, Itajaí, Joinville, Florianópolis e Porto Alegre.


Posteriormente fui convidada para coordenar e montar o departamento de telejornalismo de uma emissora em rede a cabo, aqui em Itajaí. Na TV MCA exerci as funções de apresentadora e coordenadora de Jornalismo, durante dois anos. Destaque para a cobertura internacional que fiz na cidade de Le Havre, na França, com a competição de barcos à vela- Transat Jacques Vabre, cujo destino final foi a cidade de Itajaí.

Em 2015 migrei para a área pública.  Trabalhei como Diretora de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Câmara de Vereadores de Itajaí; depois fui para o Serviço Municipal de Água e Saneamento Básico de Itajaí (Semasa), onde trabalhei por 1 ano e meio como Diretora e Assessora de Comunicação e agora,  desde fevereiro de 2018 estou trabalhando na parte de assessoria do gabinete do Vice-Prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré.


O trabalho que estamos desenvolvendo atualmente é um vídeo quinzenal intitulado “Fala Vice-Prefeito”, onde apresentamos os assuntos que estão em alta na cidade. No primeiro vídeo, divulgado há 10 dias, tivemos mais de 13 mil visualizações e mais de 25 mil acessos.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a4L7XalFBQU&feature=youtu.be


Atualmente também me dedico ao curso de Mestrado, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pretendo, assim, seguir carreira acadêmica, como professora.

      

Em julho de 2018 completei 15 anos de formada! Neste período, trabalhei por mais tempo, claro, como jornalista de TV, que é e sempre será o meu grande amor no jornalismo. Mas, como já mencionei acima, tive passagens por assessoria de imprensa; cerimonial e eventos (apresentei palestras de Leandro Karnal; Oscar Schmitt, Ciro Gomes...) e por alguns intervalos curtos cheguei a passar pela rádio.


Nestes 15 anos de carreira destaco a cobertura da enchente, em 2008 e 2011, pela RBSTV. Foi um período de muita tristeza para a nossa gente, com muitos desalojados, desabrigados e mais de cem mortes, que fez com que durante muitos dias trabalhássemos por mais de 14h.


O caso mais avassalador, com certeza, foi o do morro do baú, em Ilhota - região mais atingida pelas águas e deslizamentos de terra, em 2008. Na época, somente na região, mais de cinqüenta pessoas perderam a vida. Em SC, foram 135 vítimas fatais.  Relatamos toda essa triste história, não apenas para os telejornais da RBSTV (Bom dia SC, Jornal do Almoço e RBS Notícias), mas também para vários telejornais e programas da Rede Globo (Bom dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal da Globo, Jornal da Globo News, Mais Você....).


Lembro-me, um dia, em que estávamos na redação da RBSTV, em Blumenau, quando de repente escutamos aquele “vozeirão” - BOA TARDE!! Imediatamente olhamos para a TV, que estava posicionada em uma das paredes, mas para nossa surpresa – era ele que estava ali- WILLIAN BONNER, ao vivo e a cores!!! Foi um privilégio conhecê-lo e poder trocar umas idéias com esse grande profissional. Tivemos a transmissão ao vivo diretamente de Blumenau, do Jornal Nacional e do programa Mais Você, durante a enchente de 2008, tamanha a repercussão que a catástrofe causou no Brasil.


Se eu pudesse dar um conselho a vocês seria: NUNCA DESISTAM DOS SEUS SONHOS! Eu corri atrás do meu e hoje me sinto feliz por estar há mais de uma década atuando nessa profissão, por vezes maçante, mas sempre gratificante. 


“Antes de você falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de criticar, conheça. E antes de desistir, tente.” (Mallu Moraes)

Currículo Lattes Luciana Leão disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2732168Y1

bottom of page